Friday, September 29, 2023

Flor & Ser - 3 etapas

 Era Outubro de 2021, depois de um ano de pandemia, voltávamos aos poucos a ter contato com pessoas e eu pessoalmente, desenvolvi resistencia a grupos grandes.  Nessa época, não me achava bonita, estava dedicada à maternidade, ao casamento e ao trabalho e eu realmente acreditava que sem mim o mundo cairia e estava gorda, hinchada, pesada, levando o mundo nas minhas costas fazia anos.

Por convite da minha terapeuta, decidi mergulhar no meu feminino em buscas de respostas. Esta decisão não veio da noite para o dia, foi fruto de anos de autoconhecimento e de uma vontade enorma de mudança, mas sem saber muito bem por onde começar.

O Flor&Ser na época foi uma viagem ao desconhecido de mim mesma, um se aventurar no escuro para encontrar a própria luz e na luz a gente passa a enxergar coisas que antes não via, as teia de aranha das questões abandonadas porque doem, porque machucam.

Eu era essa mulher, doce sim, mas rigida, dormida por fora e por dentro, cansada, dura, controladora.  E essa mulher chegou nesse mergulho de coluna travada.. não conseguia andar, se mover, se mexer de tanta rigidez em si mesma.


Outubro de 2021 - Flor&Ser

Voltei a casa me sentindo diferente, perdida e então, decidi reforçar a terapia e mergulhar ainda mais, me apoiando nas mulheres na minha volta e nos meus filhos.  Decidi investir no meu feminino, equilibrar o ying e o yang e olhar para as feridas, para os cantos escuros de mim mesma.. vieram mudanças de fora, as energias externas se mexendo para eu mudar e a força que conseguia para movimentar, ela não era suficiente para conseguir sustentar.  Então, fui lá de novo, buscando desta vez focar no que eu precisava deixar morrer em mim.  Quais partes eu precisava deixar para poder seguir em frente, aquelas mascaras que não cabiam mais em mim e outras que eu começava a experimentar.  

Maio 2022 - Flor & Ser

Muitas mudanças vieram depois deste segundo movimento, desta vez me entreguei ao fluxo e através de constelações e trabalhos emocionais consegui entender o que se passava por mim, as emoções e travas que existiam em mim e deixei morrer um pouco de mim no processo e me conciliei comigo mesma por deixa-las morrer.  Tempo depois veio o inevitável, as mudanças, os ciclos se fechando, a dor, o choro, a partida de partes de mim que morreram e não conseguia carregar mais.

Setembro de 2023 - Flor&Ser

E esta sou eu, no ultimo mergulho, com meu ying e yang equilibrado, sereno.. quanta leveza enxergo nesta Mayra, quanto trabalho feito até aqui, dentro e fora de mim, quanta renovação e alegria de dentro.. o caminho não tem sido fácil, mas faria tudo de novo.. o futuro? bem, neste flor&ser trabalhamos o renascimento de dentro para fora.. então, estou renovada e como se fosse uma página em branco.  Gratidão à vida por esta oportunidade, aos meus filhos pelo tempo para poder mergulhar em mim e pela paciencia comigo.  

Tuesday, September 26, 2023

Poesía

Sorriso no rosto,
lembranças que chegam
com nome, rosto, aroma e endereço
e se instalam
nos pensamentos do dia
e da noite.

Flertam comigo, trazendo
as possibilidades reais
as que aconteceram
e as que começam a crescer, florir.

Calor que borbulha
do peito
se expandindo no pescoço
no rosto
no corpo.

Está chegando a hora
dos corpos se encontrarem
novamente
e de ponta de pés,
deixar que um beijo
longo, quente e úmido
se apresente

E fique,
permaneça,
expanda
entre duas almas
que começam
a se querer
a se gostar
a se desejar
a se amar.

MAV - 26/09/23

Wednesday, September 20, 2023

Ying e Yang

Ying y Yang
Luz y oscuridad
Dulce y amargura
Calma y entropia.

Los opuestos se atraen,
y cuando se encuentran
descubren
que no existen solos,
necesitan uno del otro
para viver
para ser
para permanecer

Y que hay un espacio
donde ellos danzan
y si prestan atención
y cuidado en el sentir
del propio
y del otro,
esa danza puede ser larga
dulce, equilibrada
e infinita.

Es así,
Ying e Yang
en perfeita harmonia.

Friday, September 15, 2023

Disponibilidade

Fechei meu ciclo com Je faz algumas semanas.  E desde então venho refletindo sobre o que é Disponibilidade e depois de ler, refletir, elucubrar, cheguei a conclusão que Disponibildiade é a maior doação que a gente pode fazer por alguém que gosta / ama (em qualquer tipo de relação).   

Eu sempre dei tempo, energia e pensamento às pessoas que confio e estão no meu coração e recebi o mesmo em troca (nem sempre das mesmas a quem eu doei).

Mas o que a Dispoinibilidade representa? é tempo, espaço para dar atenção, é doar um pouco do carinho/amor que a gente tem para o outro, sem esperar em troca (mas de qualquer forma, esperando).

Algumas pessoas, especialmente nos relacionamentos románticos, acham que mostrar disponibilidade é fraqueza, quando na verdade é força.   È força quando se estando bem consigo mesmo, se doa disponibilidade com autoamor e respeito.. isto é muito muito importante porque se não, a disponibilidade se torna carência e creio que é ali que as pessoas erram (eu já errei no passado).   

E, baseada no que já tenho observado de amigos e amigas solteiras, é muito facil confundir disponibilidade com carência depois de várias tentativas frustradas de conexão, e então, se vai para o medo do outro confundir as coisas, e ao medo do outro estar carente e não disponível.. e no medo, todos nós nos ferramos.

A chave da questão é quando dois disponíveis e maduros se encontram e fugindo da carência do medo se entregam.  Sim, é possível, mas não é simples, baseado em fatos e dados ;).  Então, acho que devo me dar por sortuda, o tempo dirá.


Thursday, September 07, 2023

De mis sueños - os sinais

 Sempre acreditei que a vida mostra os sinais para a gente onde há uma possível bifurcação ao caminho que estamos seguindo.  Identifica-los precisa apenas de presença e ter os olhos bem abertos para quando esses sinais aparecem.  Eles as vezes são fortes e cintilantes e outras são timidos e escondidos, mas sempre se mostram ali na nossa frente flertando conosco, nos demandando tomar decisões.  Quando esses sinais aparecem não há como fingir que não existem pois se os ignoramos, eles de forma persistente nos mostram que não da para ficar onde estavamos, precisamos ou ir para a direita ou a esquerda, mas o caminho que seguiamos não existe mais. 

E esses sinais não aparecem do nada, eles vão se mostrando aos poucos, se sente o seu cheiro, seu rasto no ár, seu som por vezes delicado e por vezes forte.. mas nem sempre queremos ve-los, até chegar um momento que sua presença nos deixa alerta e não há como ignora-los mais.

Pois bem, hoje apareceu um bem na minha frente e era do tamanho de uma pedra e embora eu tentasse cobri-la, pinta-la, amacia-la, ela continuava ai, pedra sendo pedra.  Então, parei, respirei, ouvi a minha voz interior e com sutiliza e coragem virei para a direita, num caminho desconhecido e conhecido ao mesmo tempo e ando por ele desde então, a passos lentos e olhando para atrás as vezes ou para o caminho do lado para ver como seria.. e não tenho resposta, só tenho uma opção, seguir em frente até um novo sinal aparecer.

E o que isso tem a ver com os meus sonhos.. bem, minha avo me deu uns brincos lindos, brancos e com uns brilhantes grandes e bonitos, eles representam a coragem, a força do feminino de recomeçar.  E nesse recomeço, me encontro com Je. ele está ao meu lado, do meu tamanho e com a camisa do Flu e eu olhava ele como se olha a um irmão ou a você mesmo, ontem estava tão animada para vê-lo.. mal sabia que hoje teria essa pedra ali e que eu teria que desviar o caminho para longe dele.

Tuesday, September 05, 2023

Presagio

En la tempestad de sus pensamientos, Ella perseguia de memoria en memoria, el momento eureka, el inicio del fin.

Y encontrándolo volvió a sentir el dolor insoportable de la ausencia, de la invisibilidad, de ser colocada en aquel lugar del olvido, del ofuscamiento.

El decía que la culpa era de su brillo, le incomodaba, lo dejaba ciego y le recordaba la sombra en sus entrañas.

Después de un tiempo, El, en medio del desespero, abrazó el brillo de Ella entre las sábanas, queriendo ahogarla entre gritos y evocando sus miedos, sus temores y sus traumas.

El, inocente, pensaba que asi un día ella se cansaria de brillar y entonces, el volveria a la oscuridad confortable, tan familiar.

Mal El sabia, que las almas que brillan no mueren, 

apenas se minguan,

se pausan

por dias, meses o años,

o a veces una eternidad

y entonces, cuando El pensaba

que finalmente había triunfado,

ella concentró sus fuerzas

con tanta intensidad,

que finalmente renasceu,

ardió, quemó y explotó

quemando todo a su alrededor.

Punto final.


Del por qué escribo y la libertad

Escribo para juntar los pedazos de mi misma.  

Escribo para conectar los pensamientos que están por ahi fluctuando en mi cabeza volviendose constante y recorrentes.  

Escribo para poder juntar lo que está expuesto y lo que está oculto pues através del escribir creamos realidades.  

Y cuando no consigo escribir, leo, pues leyendo me inspiro y me inspirando, me permito escribir de nuevo.

Entonces, hoy escribo sobre libertad.  Sobre ejercer mi libertad sin culpa y sin necesitar resolver las situaciones.  Y escribiendo sobre esto, pienso en las pocas veces que realmente me permití ser libre, en parte porque tengo un senso de colectivo y del otro muy fuerte y en parte porque es naturaleza de la cultura colombiana y de mi familia estar em cajitas y siempre en función del otro.

Cuáles las partes que conecto escribiendo sobre la libertad? Pues bien, la del movimiento del cuerpo que es danza y en el femenino es sensual y provocativo, la del movimiento de la mente que se permite viajar en escenarios posibles y coquetear con esas posibilidades, la del movimiento del corazón que se permite amar y ser amado de diversas formas y caminos y la del movimiento del alma que se permite fluir, largar el control, nadando en el mar de incertezas una a una mientras la vida se muestra con sus diversas facetas.

Y ejerciendo el derecho de la libertad me descubro en mis decisiones sin rótulos de cierto o equivocado.


Friday, September 01, 2023

Libertad


Esa es una sensación viciante.

Cuando la libertad viene de dentro,

te sientes fuerte para asumir cualquier desafio,

y con la tranquilidad de un barco que va para delante,

sigues tus instintos y vas,

y confiando en tu intuición,

vas a llegar a donde el alma planeó ir,

desde siempre.