Wednesday, March 08, 2023

Dia da mulher



Ontem participei de uma sessão de mentoria feminina no IBP, a primeira do ciclo. Chegou a hora de entrar na reunião e pensei.. tanta coisa a fazer, será que isso é prioridade? E na segunda vez que me perguntei a mim mesma respondi, sim, totalmente e entrei.

Foi uma sessão reveladora para mim pois percebi que embora eu tenha a percepção que temos avanços no quesito diversidade de gênero e particularmente eu me sinta supervalorizada inclusive por ser mulher no grupo executivo, outras mulheres em posições gerenciais não se sentem assim. E parei para pensar se eu estava sendo cega em algum ponto porque para mim ser mulher e diretora não tem sido desafiador.. o desafio vem pela função e não por ser mulher em si, pelo menos hoje.

E então tive a percepção clara que há algum tempo atrás não me sentia assim, o q mudou? E cheguei a conclusão de que duas coisas são chaves:

- mulheres que ajudam a outras mulheres

- homens que empoderam mulheres e as ajudam a enxergar seu valor e potencial.

E eu tenho a sorte de hoje ter ter essa rede é esse apoio de J.

Mas também não posso ignorar o esforço que me custou para chegar e me manter onde eu estou.. esforço que começa por vencer padrões onde mulheres não tem voz ou não conseguem se posicionar, esforço de lidar com casamento que se esgotava cada vez mais e com as crianças e suas rotinas quase exclusivas de Mae e esforço por me provar a mim mesma que eu era tão forte como se esperava que eu fosse pq no final somos guerreiras..

Venho desconstruindo esses padrões um a um e tenho consciência que ainda falta muito mas não posso reclamar e ao invés de fazê-lo posso dividir meu caminho com outras mulheres e as ajudar também com a minha história, da qual me sinto orgulhosa.

Logo a música de hoje não podia ser outra - Alesia Cara - Scars to your beautiful

https://music.apple.com/br/album/scars-to-your-beautiful/1440845616?i=1440845869

E como presente para mim e para você, criei uma playlist com as músicas do meu blog: https://music.apple.com/br/playlist/meu-vilarejo/pl.u-LdbqelvI29ZLJVP


No comments: